domingo, 23 de janeiro de 2011

Utilização Social dos Media Digitais Comentário Pessoal

Nesta actividade primeiramente foi elaborado em conjunto um guião de entrevista sobre a utilização social dos media digitais para aplicar aos nossos alunos. Seguidamente fomos divididos em grupo a fim de apresentarmos as conclusões dessas entrevistas.
No nosso grupo entrevistámos 6 jovens no total, 2 jovens cada elemento do grupo. Foi muito interessante a entrevista com os dois jovens. As principais conclusões foram:
- os media ocupam um papel muito importante na vida dos jovens entrevistados, encaram-nos com naturalidade e dão-lhe uma utilização comum;
- o papel que o computador e a Internet parecem desempenhar nas suas aprendizagens escolares é instrumental e, pelo menos no caso de alguns dos entrevistados, algo acessório;
- têm muito maior impacto na comunicação e interacção com familiares e amigos, emergindo a sua função lúdica e social;
- estão de algum modo familiarizados com as questões de identificação das fontes e direito de autor, que afirmam nem sempre respeitar. De certa forma e maioritariamente, entendem que o que está publicado na Internet é de utilização livre;
- um aspecto que transparece nestas entrevistas é a frágil preocupação com as questões de privacidade e segurança na Internet. Sentem-se bastante seguros e não vêem qualquer problema na informação que partilham.
- o controlo e acompanhamento por parte dos encarregados de educação é mínimo ou inexistente , em parte porque não dominam estes ambientes;
- o telemóvel é um equipamento indispensável e que utilizam para falar e trocar mensagens com familiares e amigos. É visto como um objecto pessoal e de acesso privado. Transparece a necessidade de permanecerem conectados, resistindo a desligar totalmente o telemóvel. Em certos locais, como as salas de aula, restringem o seu uso e optam por colocá-los “em silêncio”;
- a Internet, pelas múltiplas possibilidades que oferece, é o meio que mais valorizam;
- a utilização pedagógica dos telemóveis é algo que lhes parece desnecessário, perspectivando esse equipamento para uso pessoal;
- os jovens portugueses partilham dos hábitos e concepções relativamente aos media idênticos aos dos jovens de outros países, veiculados nos estudos e investigações que têm sido divulgadas;
- o seu dia-a-dia e contacto social é marcado pelos media, fazem naturalmente parte da suas vidas. O factor humano e os contactos presenciais continuam, no entanto, como elementos fundamentais.

É uma realidade que a forma como os adolescentes utilizam a Internet está a transformar os processos de aprendizagem de um modo que a maior parte dos adultos, muitos ligados ao ensino e ao sistema educativo, não percebem. Mas também os media digitais e o desenvolvimento dos conhecimentos sociais e técnicos representam uma oportunidade que deve ser aproveitada pelo sistema educativo.